Quinta, 18 de julho de 2019

Notícia

SiNE IDT fecha as portas em Russas e mais 13 municípios nesta terça feira, 21

Redação *

Publicidade

Anuncie

Um dos principais pontos de apoio para quem busca a (re)colocação no mercado de trabalho, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), anunciou o fechamento de 14 unidades de atendimento no interior do Ceará. A chamada "reestruturação" do órgão entrará em vigor na próxima terça-feira, 21, e os municípios afetados passarão a ter serviços exclusivos pela internet.

Terão o funcionamento encerrado as agências das seguintes cidades: Barbalha, Baturité, Camocim, Canindé, Cascavel, Crato, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixeramobim, Russas, Tauá e Ubajara.

?Presidente do IDT, Gilvan Mendes diz que essa ação está "em consonância" com as mudanças realizadas pelos Governos Federal e Estadual, "que têm investido na virtualização dos serviços e reduzido o atendimento em postos". "O Sine/IDT estará reduzindo o atendimento presencial para otimizar sistemas que possibilitem o acesso web", declara.

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Ricardo Coimbra lamenta o fechamento das agências e diz que este é um momento "complicado" para desestruturar um dos principais mecanismos de reinserção no mercado de trabalho. "O que se espera é que o Governo do Estado e as prefeituras busquem formas para suprir essa necessidade ou gerem meios para que desempregados continuem utilizando o sistema online", declara, apontando a necessidade dessa política pública com foco nas pessoas "menos favorecidas".

O IDT está ligado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). O POVO questionou a pasta sobre se haverá apoio aos desempregados nos municípios atingidos e se os trabalhadores das agências fechadas serão remanejados ou demitidos. A resposta foi que tal demanda estaria a cargo do IDT, que até o fechamento desta edição não respondeu.

Hoje, o cenário no Ceará é que na passagem do quarto trimestre de 2018 para o primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego teve queda, saindo da casa de 12,8% e atingindo os 11,4% - diferentemente da média nacional que subiu de 11,6% para 12,7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já a PNAD Contínua TIC, divulgada em dezembro, apontou que 25,1% dos domicílios brasileiros não utilizavam internet. Entre os fatores apontados por esse público estão: custo elevado do serviço (28,7%); falta de conhecimento para o uso (22%); indisponibilidade do serviço na área residente (7,5%); e custo do equipamento eletrônico para o acesso (3,7%).

Fonte

Wenderson Trindade / O Povo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Anuncie

Veja também

Motoristas de veículos de fretamento  participam de reunião na AL contra arrocho do DETRAN
02 Jul

Motoristas de veículos de fretamento participam de reunião na AL contra arrocho do...

Comissão quer solução para adaptar veículos de fretamento e turismo e discute postura perseguidora do órgão de...

Promotoria requer convocação de aprovados em concurso de Quixeré
01 Jul

Promotoria requer convocação de aprovados em concurso de Quixeré

O MP exige que determinada a rescisão imediata dos contratos temporários, correspondentes ao número de cargos vagos

Estacionamento vira motivo de disputa entre direção do Demutran e aliado do prefeito
30 Jun

Estacionamento vira motivo de disputa entre direção do Demutran e aliado do prefeito

O trecho entre a Sefaz e o Bazar Bijoux,atualmente é de estacionamento exclusivo para carros

Câmara Municipal lança projeto para preparar estudantes para o ENEM
30 Jun

Câmara Municipal lança projeto para preparar estudantes para o ENEM

O anuncio foi feito pelo presidente da Casa, Natizael Gonçalves, na última sessão do semestre

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
imprensa do vale
Parceiro
imprensa do vale
Parceiro
imprensaovale