Terça, 12 de novembro de 2019

Notícia

Justiça suspende contrato entre a prefeitura de Jaguaruana e escritório de advocacia.

Redação *

Publicidade

Anuncie

Após atuação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Vara Única da Comarca de Jaguaruana determinou a suspensão de contrato do Município de Jaguaruana com o escritório Holanda Sociedade Individual de Advocacia, após irregularidades verificadas na contratação da referida empresa para prestação de serviços técnicos especializados de advocacia.

A Promotoria de Justiça de Jaguaruana havia instaurado procedimento para apurar a contratação da empresa pelo Município, no valor estimado em R$ 20 milhões, com o objetivo de o escritório interpor medida judicial ou administrativa, visando a inclusão de Jaguaruana entre os beneficiários dos royalties de petróleo e gás natural. Observando possíveis irregularidades, o MPCE e o MP de Contas expediram Recomendação Conjunta para que o ente municipal suspendesse imediatamente qualquer pagamento relativo à prestação de serviços. No entanto, o Município, apesar de informar a suspensão dos repasses, negou-se a anular o contrato, alegando confiar na legalidade dos atos administrativos praticados.

Diante disso, a Promotoria ajuizou ação Civil Pública (ACP) de Improbidade Administrativa em face do Município, do prefeito Roberto Barbosa Moreira e da empresa Holanda Sociedade Individual de Advocacia. Entre as falhas verificas na contratação, destaca-se: a terceirização ilegal da atividade fim e eventual usurpação da competência da Procuradoria Municipal; a irregularidade da cláusula contratual que estabelece remuneração com base em percentual sobre o êxito da demanda; o pagamento do contratado a título precatório antes do trânsito em julgado; a exigência de requisitos de habilitação desarrazoados e desproporcionais que restringem a ampla participação no certame; além de parecer jurídico genérico e insuficiente emitido pela Procuradoria de Jaguaruana quanto à regularidade do edital licitatório.

“A contratação de escritórios de advocacia ou de profissionais da advocacia para o assessoramento do município de Jaguaruana não se justifica, haja vista que a municipalidade já conta com Procuradoria Municipal totalmente estruturada e em plena atividade. Inclusive, tal fato, aliado à atual situação financeira e orçamentária precária do Município de Jaguaruana, afronta diretamente os princípios que regem a Administração Pública” argumenta o promotor de Justiça Edilson Izaías de Jesus Junior.

Além disso, o ente municipal deve ser abster de aplicar os recursos advindos do recebimento de royalties para pagamento de dívida e do quadro permanente de pessoal, nos termos do artigo 8º da Lei nº 7.990/1989. O não cumprimento da decisão judicial acarreta pagamento de multa diária no valor de R$ 5 mil, a incidir pessoalmente sobre o prefeito de Jaguaruana. A liminar é do

Fonte

Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado do Ceará
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Anuncie

Veja também

José Sarto preside solenidade em Russas em homenagem ao Lar Santa Clara
11 Nov

José Sarto preside solenidade em Russas em homenagem ao Lar Santa Clara

O evento atende requerimento do deputado Nelinho (PSDB), também presente na audiência.

Ministério Público e Câmara Municipal de Quixeré inauguram Procon.
07 Nov

Ministério Público e Câmara Municipal de Quixeré inauguram Procon.

O convênio tem como objetivo estabelecer mecanismos de atuação conjunta e integrada para atendimento de interesse da...

IV Encontros Universitários e II Feira das Profissões  movimentam a UFC Campus de Russas
07 Nov

IV Encontros Universitários e II Feira das Profissões movimentam a UFC Campus de Russas

No encontros, haverá apresentação de cerca de 200 trabalhos científicos e promoção de palestras, oficinas e...

Tremor de terra assusta moradores na sede e zona rural do município neste domingo.
04 Nov

Tremor de terra assusta moradores na sede e zona rural do município neste domingo.

O abalo sísmico foi sentido nas localidades de Barbada, Lagoa da Telha, Lagoa da Pedra, Córrego da Esperança e...

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
imprensa do vale
Parceiro
imprensa do vale
Parceiro
imprensaovale
Fale com a redação!

Fale com o Imprensa do Vale.NET.