Quinta, 18 de julho de 2019

Notícia

Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe debate gestão de resíduos sólidos

Redação *

Publicidade

Anuncie
No próximo dia 10 de abril (quarta), o Comitê de Sustentabilidade do Vale de Jaguaribe, liderado pela Cimento Apodi, realiza sua primeira reunião em 2019, retomando assim as atividades. Haverá três palestras, que servirão como troca de conhecimento entre as empresas, instituições de ensino e associações da sociedade civil que compõem o comitê. Seguindo o modelo de reuniões itinerantes, o evento acontece no auditório do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Russas (Rua Felipe Santiago, 411 - Cidade Universitária), a partir das 08 horas.
 
A primeira apresentação da reunião ficará por conta do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe, sediado em Limoeiro do Norte. Além do município sede, o consórcio atende Alto Santo, Ererê, Iracema, Morada Nova, Palhano, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte. O modelo regionalizado tem como objetivo permitir aos municípios maximizar recursos humanos e financeiros, além da infraestrutura existente em cada um deles, de modo a gerar economia de escala.
 
Em seguida, o Instituto de Meio Ambiente de Morada Nova vai apresentar o caso de implantação da coleta seletiva urbana no município. O programa foi implantado em junho de 2018 e vem obtendo bons resultados. Por fim, a Cimento Apodi apresenta o projeto 9k. A iniciativa é voltada para qualificação e fortalecimento de relacionamento com profissionais da construção civil, como pedreiros e outras categorias de trabalhadores. 
 
“O Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe vem ganhando força e conseguindo atrair mais representantes a participar. Essa reunião vai retomar os trabalhos, debatendo temas importantes, que fazem parte dos subcomitês, como a gestão de resíduos sólidos e educação. Esperamos que 2019 produza ainda mais frutos para a região”, explicou Fábio Martins, gerente da fábrica da Cimento Apodi em Quixeré.
 
Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe
 
O Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe foi criado em abril de 2017 e é liderado pela Companhia Industrial de Cimento Apodi. Tem como intuito formular projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da região ao mobilizar diversos agentes regionais. O comitê reúne instituições governamentais e não-governamentais, entre elas: prefeituras, câmaras municipais, instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia e indústrias da Região do Vale do Jaguaribe. A Cimento Apodi, enquanto líder do Comitê, tem o papel de gerir, governar e acompanhar as deliberações e projetos consignados nas reuniões trimestrais.
 
Sobre a Cimento Apodi
 
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. 
 
Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Anuncie

Veja também

Motoristas de veículos de fretamento  participam de reunião na AL contra arrocho do DETRAN
02 Jul

Motoristas de veículos de fretamento participam de reunião na AL contra arrocho do...

Comissão quer solução para adaptar veículos de fretamento e turismo e discute postura perseguidora do órgão de...

Promotoria requer convocação de aprovados em concurso de Quixeré
01 Jul

Promotoria requer convocação de aprovados em concurso de Quixeré

O MP exige que determinada a rescisão imediata dos contratos temporários, correspondentes ao número de cargos vagos

Estacionamento vira motivo de disputa entre direção do Demutran e aliado do prefeito
30 Jun

Estacionamento vira motivo de disputa entre direção do Demutran e aliado do prefeito

O trecho entre a Sefaz e o Bazar Bijoux,atualmente é de estacionamento exclusivo para carros

Câmara Municipal lança projeto para preparar estudantes para o ENEM
30 Jun

Câmara Municipal lança projeto para preparar estudantes para o ENEM

O anuncio foi feito pelo presidente da Casa, Natizael Gonçalves, na última sessão do semestre

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
imprensa do vale
Parceiro
imprensa do vale
Parceiro
imprensaovale